Sindicato dos Tecnólogos
do Estado de São Paulo

Trabalhando pelo bem da categoria desde 1989.

Audccon: transferência de veículos poderá ser feita de forma digital a partir de março




25/02/2022

Transação estará habilitada na plataforma gov.br e será permitida desde que o veículo possua documentação digital.  

A partir de março, o motorista poderá fazer a transferência de veículos com o uso da assinatura digital e sem precisar de reconhecimento de firma, informou o Ministério da Economia nesta terçafeira (15).

A transferência poderá ser feita por meio da plataforma gov.br desde que o veículo possua documentação digital - carros saídos de fábrica ou transferidos a partir de 4 de janeiro de 2021.

A assinatura digital estará disponível na Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Com isso, a plataforma não vai exigir o reconhecimento de firma em cartório na Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e).

"Na operação, o vendedor acessará o aplicativo da CDT, informará o CPF do comprador e assinará digitalmente", disse o ministério. "O comprador receberá a notificação e repetirá o processo, e a autorização irá diretamente para o sistema do Governo Federal".

O motorista ainda terá de levar o veículo para vistoria no Detran para concluir a transferência. A transferência eletrônica só será possível se o Detran estiver integrado ao novo sistema de autorização digital.

Login prata ou ouro Para realizar a transação digital, tantos vendedores como compradores deverão ter login prata ou ouro na plataforma gov.br. Veja abaixo como realizar o cadastro nos login prata ou ouro.

Saiba como ter login na plataforma gov.br do tipo 'prata' ou 'ouro' A criação da conta gov.br é gratuita. Quem ainda não possui, pode fazer o cadastro pelos seguintes caminhos:  site Acesso (https://sso.acesso.gov.br).

App gov.br (link IOS)  App gov.br (link Android)

Faça download do arquivo abaixo da foto para ler o documento completo. 

Voltar
Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo © Todos os direitos reservados | Designed by PieReti