11/10/2025
Profissionais tecnólogos participaram ativamente de debates, reuniões e palestras sobre engenharia, agronomia e inovação tecnológica.
O Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo e a Associação Paulista dos Tecnólogos (Atecnólogos) marcaram presença na 80ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA), realizada em Vitória, Espírito Santo. Promovido pelo Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) e pelo Crea-ES (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo), o evento ocorreu de 6 a 9 de outubro.
O presidente do Sindicato, Pedro Alves de Souza Junior, esteve acompanhado dos diretores Elisa Akiko Nakano Takahashi e Ricardo Massashi Abe. Pela Atecnólogos, participaram o presidente Cláudio Buiat e o diretor Antônio Carlos Catai.
Esta edição, com o tema “Engenharia, Agronomia, Geociências, Sustentabilidade e Transformação Digital: Projetando Caminhos para o Futuro do Brasil”, destacou as evoluções tecnológicas da área e a importância da representação profissional no Sistema Confea/Crea e Mútua.
Pedro Alves de Souza Junior ressalta a relevância da participação do Sindicato. “Estivemos na SOEA com nossos conselheiros, participamos de palestras e reuniões com a Federação Nacional dos Tecnólogos [que também preside]. Foram encontros produtivos, que resultaram em decisões importantes para a categoria”, afirma.
Durante o evento, os tecnólogos também reuniram-se com a presidente do Crea-SP, Lígia Mackey, a presidente do Crea-DF, Adriana Resende, e o conselheiro federal do Confea, Daniel Robles. No último dia da SOEA, Pedro Alves participou de uma reunião estratégica com a presidente do Crea-DF e conselheiros federais do Confea, com foco na agilização de resoluções para a categoria.
na oportunidade, o presidente do Sindicato ainda concedeu entrevistas à imprensa e a entidades do setor, incluindo CNN Brasil, Associação de Engenheiros e Agrônomos de Diadema, Sindicato dos Tecnólogos do Estado do Espírito Santo e Associação dos Tecnólogos do Estado de Alagoas.
Além disso, Pedro Alves de Souza Junior será delegado no Colégio Nacional de Profissionais (CNP), promovido pelo Crea-SP. “No CNP, trabalharemos em propostas nas áreas de engenharia, agronomia e geociências, elaborando um caderno técnico para encaminhar aos governos estadual e federal, contribuindo para novos projetos em todo o país”, adiantou o presidente do Sindicato.