Sindicato dos Tecnólogos
do Estado de São Paulo

Trabalhando pelo bem da categoria desde 1989.

XII Encontro Estadual dos Tecnólogos debate Resolução 313 do Confea e PL 2245




XII Encontro Estadual dos Tecnólogos debate Resolução 313 do Confea e PL 2245

17/10/2018

Por Suely Melo

O Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo promoveu nesta terça-feira, 16 de outubro, o XII Encontro Estadual dos Tecnólogos. Realizado no Auditório Wladimir Anversa, da Faculdade de Tecnologia de São Paulo – FATEC-SP, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS, o evento contemplou a palestra “O profissional tecnólogo no Sistema Confea/Crea e Mútua”. O palestrante foi o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – Confea, Joel Krüger.  

A iniciativa contou com apoio da Associação Brasileira de Educação Tecnológica - ABEDUTE e da Associação Paulista dos Tecnólogos – ATECNOLOGOS-SP.

Além de Joel Krüger e do presidente do Sindicato, José Paulo Garcia, a abertura do evento contou também com as presenças do professor e diretor do Sindicato e da Fatec, Décio Moreira, do diretor administrativo do CREA-SP, Edson Navarro, representando o presidente Vinicius Marchese Marirelli; do diretor geral da Mutua/SP, Pedro Katayama; do presidente da Associação Paulista de Tecnólogos, Pedro Alves de Souza Júnior, do presidente do Conselho Nacional das Associações de Técnicos Industriais, Rubens dos Santos.

Em sua fala de abertura, José Paulo Garcia agradeceu às autoridades presentes e à Fatec, ressaltando que a instituição é o símbolo dos tecnólogos no Brasil. O presidente do Sindicato também destacou que o palestrante convidado, Joel Krüger, está incentivando muito os profissionais da área. “A nossa principal meta é a regulação profissional, nossa resolução 313, de 1986, que regulamenta as atribuições dentro do sistema”, adiantou, sobre o tema que foi abordado por Krüger em seguida. “Estamos muito presos a ela, que está defasada em termos profissionais. Hoje a nossa grande luta é fazer essa revisão [da resolução 313/86]”. Ele lembrou para os estudantes que o andamento do processo pode ser acompanhado pelo site do Sindicato (leia mais aqui) e que eles podem ajudar. “´É importante contar com a coletividade”, concluiu José Paulo Garcia.

Joel Krüger explicou sobre as duas grandes frentes que norteiam o cenário da regulação na área. Além da revisão da Resolução 313/86, do Confea, que dispõe sobre o exercício profissional dos Tecnólogos das áreas de engenharia, agronomia, meteorologia, geologia e geografia, regidas pela Lei 5.194/1966, também tem o Projeto de Lei 2245, de 2007, que regulamenta a profissão de tecnólogo. “Estamos, através do Grupo de Trabalho, com o compromisso de realizar algo em conjunto, com a assessoria parlamentar do Confea para fazer o acompanhamento do Projeto de Lei e garantir a sua aprovação”, disse.  

O especialista defende uma solução harmoniosa para a questão. “Porque quando vamos conversar com deputados, presidentes de comissão e relatores ficaria difícil cobrar ou passar para votação do Plenário da Câmara, se tiver opiniões divergindo: de uma lado os tecnólogos. Do outro, o Conselho Federal”, explicou. “Se levarmos uma proposta conjunta, harmoniosa fica mais fácil aprovar”, reafirmou.

De acordo com Krüger, que apresentou aos presentes a atuação do Confea/Crea, há registrado no sistema cerca de 40 mil tecnólogos.

O engenheiro comentou sobre o significado do evento.  “Esse encontro é muito importante para que possamos aproximar o Conselho Federal do tecnólogo e da Fatec e poder discutir os grandes temas de interesse comum seja na questão corporativa da regulação, como temas técnicos de interesse das profissões e da sociedade como um todo”.

Para Décio Moreira, o anfitrião do XII Encontro Estadual dos Tecnólogos, a discussão do conselho e da relação com os tecnólogos vem de longa data, desde 1970. “Hoje, estamos diante de profissionais que têm se sensibilizado com a questão dos tecnólogos. E acredito que teremos um futuro promissor”, ressaltou. Estamos no caminho certo e com os engenheiros que entendem a nossa luta e nos apoiam”.

Estudantes falam sobre a importância do encontro

Estudantes que estiveram presentes no evento comentaram sobre a importância do debate promovido pelo Sindicato.

A questão da regulação profissional chamou a atenção da estudante Rafaela Laissa, 21, que está no último anos do curso de Hidráulica e Saneamento Ambiental da Fatec. “Estou bem ansiosa por essa resolução. Foi bom ele ter explicado porque o assunto não é conhecido. É uma chance para nós entramos no mercado de trabalho da maneira certa”, destacou.

Já o aluno Gabriel Yoshitaka Kawasaki, 23, do curso de Hidráulica e Saneamento Ambiental, disse que a palestra foi interessante “porque mostrou a importância do Confea/Crea e suas atribuições dentro da área de atuação do tecnólogo. Com palestras assim, temos uma melhor visão sobre o assunto”.

Este também foi o destaque na opinião de Bárbara Tiemy, 21, outra aluna do curso de Hidráulica e Saneamento Ambiental, que será concluído em 2019. “A palestra foi interessante porque é de meu interesse saber a questão do Confea/Crea. Consegui esclarecer algumas questões. Outras, preciso pesquisar, dialogar com palestrantes pra sanar mais dúvidas”, disse.  

Franciele Jesus da silva, 21, que também cursa Hidráulica e Saneamento Ambiental (sétimo semestre) na Fatec-SP frisou que a palestra foi esclarecedora “Gostei porque eu tinha dúvidas sobre questões e restrições da área do tecnólogo. Esclareceu bastante”.  

O estudante do curso de Soldagem, Edmar Batista dos Santos, 37, disse que gostou muito da palestra e que entende que a área precisa de melhorias e melhor comunicação. “Vemos que muitas coisas precisam melhorar”, enfatiza. Segundo ele. a falta de regulamentação da profissão faz com que muita gente desista do curso. “Muitos acham que é curso técnico e não é. É um curso superior. As pessoas não assimilam. Alguma coisa precisa ser feita”, concluiu.

 

Voltar
Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo © Todos os direitos reservados | Designed by PieReti